top of page

 

Guia de Compra de Imóvel 

Lançamento Imobiliário

 

1 – O que é lançamento imobiliário?


Resposta:

É a abertura de vendas ao público de um empreendimento imobiliário. 
 

2 – Qual a vantagem de se comprar um imóvel no seu lançamento?


Resposta:

A compra de um imóvel no lançamento permite a você escolher a unidade mais adequada à sua preferência e também aproveitar as melhores condições de preço e de forma de pagamento que a incorporadora oferece nessa fase da venda. 
 

3 – O que significa comprar um imóvel na planta? 

 

Resposta:
É comprar um imóvel quando ele está sendo lançado, ou seja, quando o imóvel ainda não foi construído. A sua construção será efetuada em um prazo que pode variar de 18 a 36 meses. A entrega do imóvel pela Incorporadora ao proprietário será ao fim desse prazo. 

 

4 – Que cuidados deve-se tomar para comprar um imóvel na planta?


Resposta:

Verificar se o imóvel escolhido atende às suas necessidades no que diz respeito a tamanho, localização, infra-estrutura de lazer oferecida e a sua planta; planejar seu futuro e analisar se o valor e a forma de pagamento do imóvel se encaixam na sua capacidade de pagamento; e verificar se o projeto do empreendimento encontra-se aprovado junto à Prefeitura da sua Cidade e se o Memorial de Incorporação do empreendimento está registrado no Registro Geral de Imóveis (RGI) são cuidados necessários para uma compra segura do imóvel. 
 

5 – O que encontro em um estande de vendas?


Resposta:

O estande de vendas normalmente é construído no local onde será erguido o empreendimento imobiliário. Nele, geralmente encontram-se expostos a maquete do projeto, as plantas e imagens dos imóveis à venda e das áreas comuns. Na maioria dos estandes podemos também encontrar um ou mais apartamentos modelo decorados. No estande, encontram-se também os corretores de imóveis, profissionais de vendas de imóveis, devidamente registrados no CRECI e treinados para apresentar o empreendimento. 
 

6 – Para que serve o apartamento modelo decorado?


Resposta:

O apartamento modelo decorado, geralmente construído nos estandes de vendas, tem como finalidade mostrar, em escala real, as características da planta do apartamento. Apresentam também uma sugestão de decoração de responsabilidade de um arquiteto cujas modificações geralmente são meras sugestões e não compõe o preço do imóvel. 
 

7 – O que é um imóvel na planta?


Resposta:

É o imóvel comercializado antes do início da construção. 
 

8 – O que é Memorial de Acabamento?


Resposta:

Memorial de Acabamento é a relação dos materiais de acabamento que serão utilizados na construção do imóvel. Esse memorial deve ser apresentado e rubricado pelo comprador no ato da compra do imóvel. 
 

9 – O que é área privativa?


Resposta:

É a área de um imóvel, medida em metros quadrados, de uso exclusivo de seu proprietário, ou seja, a área interna dos apartamentos delimitada pela superfície externa das paredes. 
 

10 – O que é área comum?


Resposta:

É a área que pode ser utilizada por todos os moradores de um condomínio. Como exemplo temos o lobby de entrada, o salão de festas, a academia, a sauna, piscina, playground, entre outros. 
 

11 – Qual a vantagem de as áreas comuns serem entregues equipadas e decoradas?


Resposta:

Hoje praticamente todos os empreendimentos são entregues com suas áreas comuns já decoradas e equipadas. Esse procedimento é vantajoso, pois evita que, logo nos primeiros meses após a instalação do condomínio, os moradores, além de terem que arcar com despesas adicionais para equipar essas áreas tenham conflitos para decidir o que e de que qualidade comprar, onde instalar e quais os serviços oferecer aos condôminos . Vale verificar na hora da compra, ainda, se a decoração será cobrada à parte do preço do imóvel ou se está inclusa no preço do imóvel. 
 

12 - O que é Taxa de Decoração?


Resposta:

A Taxa de Decoração ou de Serviços Complementares e Extraordinários como também é chamada, tem a finalidade de custear a elaboração, a aquisição do mobiliário, de adornos e obras de arte, e a execução do projeto de decoração dos halls sociais, portarias, salões de festas, sala gourmet, saunas, piscinas e da administração; Elaboração e execução do projeto de paisagismo dos jardins; Aquisição e instalação das luminárias das partes comuns; Aquisição de equipamentos para a sala de ginástica, play-ground, piscinas, saunas seca e a vapor, bar e equipamentos de infra-estrutura de serviços; Aquisição e instalação de equipamentos especiais das partes comuns, tais como CFTV, sistemas de automação dos portões, sistema de segurança do perímetro, sinaleira, sistema de antena coletiva, de radio e TV e sistema de telefonia. O mobiliário, equipamentos e projetos de decoração e paisagismo serão sempre aqueles constantes no Memorial de Incorpoção do Empreendimento.

 

Obs: Por decisão da ADEMI, a Taxa de Decoração ou de Serviços Complementares e Extraordinários não está mais sendo cobrada no Estado do Rio de Janeiro.

 

Para esclarecer outras dúvidas na hora da compra do seu imóvel, escolha e clique em um dos itens abaixo:

bottom of page