top of page

Guia de Compra de Imóvel 

Financiamento Imobiliário 

 

1 – Qual a melhor forma de pagamento de um imóvel?


Resposta:

A escolha da forma de pagamento depende exclusivamente da receita do comprador. Analisar qual fluxo de pagamento melhor se adapta à renda familiar do comprador é a melhor forma de escolher. Existem vários tipos de financiamentos junto a instituições financeiras com prazo de pagamento em até 30 anos e com taxas de juros muito atrativas. Normalmente, os imóveis vendidos nos lançamentos imobiliários já contam com um banco parceiro que oferece essa condição aos compradores, mas o comprador pode escolher qualquer outra instituição financeira. Nos estandes de venda, os corretores conseguem, rapidamente, simular o valor da parcela mensal, dependendo do prazo do financiamento. Pesquise e avalie o melhor fluxo de pagamento de acordo com a sua capacidade financeira.
 

2 - O que é Tabela Price?


Resposta:

No Sistema PRICE a prestação mensal é sempre a mesma. A prestação é constituída de amortização e juros. Conforme você vai pagando, o valor de amortização vai reduzindo o saldo devedor. Como o valor da parcela é fixo, a cada mês você paga menos juros e um valor maior de amortização. 
 

3 - O que é Sistema SAC?


Resposta:

O SAC (Sistema de amortização Constante) é um sistema de financiamento em que a amortização é constante e os juros decrescentes, de forma que as prestações são decrescentes.

Por exemplo, num financiamento de 100.000 reais em 100 meses, a amortização é de 1000 reais por mês. (100.000 / 100 = 1000)

A primeira parcela será de 1.000 reais mais o juros sobre os 100.000 reais de empréstimo.

No mês seguinte a prestação será de 1.000 reais mais o juros sobre o saldo devedor (99.000 reais). Assim sucessivamente até a última prestação que será de 1.000 reais mais o juros sobre o saldo de 1.000 reais. 
 

4 - Qual a diferença entre PRICE e SAC?


Resposta:

No SAC, como a amortização é constante e os juros diminuem mês a mês, as prestações são decrescentes, o que pode dar maior tranquilidade ao devedor. As prestações iniciais serão mais altas do que no Sistema PRICE, mas com 1/3 do prazo decorrido as prestações já serão menores e continuarão diminuindo. 
No PRICE a prestação inicial será menor que no SAC e se manterá constante no decorrer de todo o contrato sofrendo apenas a correção do mês. Pode ser interessante para quem tem renda fixa planejar o pagamento do financiamento. No início a amortização é pequena, de forma que num momento de inflação alta você pode ter a impressão de que a dívida está aumentando, mas com o decorrer do tempo a situação se inverte com o aumento da amortização. 

 

5 – O que é o saldo devedor?


Resposta:

Saldo devedor é o valor restante para quitação total de um imóvel. O saldo devedor é reajustado mensalmente de acordo com os índices e juros pactuados no contrato.
 

6 – O que é Carta de Crédito?


Resposta:

A Carta de Crédito é um documento concedido por uma instituição financeira ao comprador de um imóvel com o seu crédito já aprovado. Esse documento pode ser utilizado para a aquisição de qualquer imóvel que esteja pronto com a averbação de sua construção realizada.
 

7– O que é Alienação Fiduciária?


Resposta:

É o instrumento no qual se transfere um imóvel do devedor para o credor em garantia do pagamento da dívida. O devedor permanece com a posse para uso próprio do bem. Quando a dívida é quitada, a propriedade é consolidada em nome do antigo devedor.
 

8 – O que é hipoteca?


Resposta:

Hipoteca é direito real de garantia que o devedor confere ao credor sobre um bem imóvel.
 

9 – O que é repasse bancário?


Resposta:

Repasse bancário é a captação de recursos em instituição financeira para quitação do imóvel junto à construtora.
 

10 – Quando inicio o processo de repasse bancário?


Resposta:

As instituições financeiras, para liberação do crédito, exigem a legalização do imóvel para tê-lo como a garantia do pagamento da dívida, seja pela hipoteca ou pela alienação fiduciária. A legalização do imóvel constitui uma série de atos concatenados, a partir da conclusão de construção, com duração média de 90 dias. As cartas de crédito fornecidas pelas instituições financeiras têm validade média de 90 a 180 dias, dessa forma, o início do processo de repasse bancário deve ocorrer de 60 a 30 dias antes da conclusão da construção.
 

11 – Quais documentos são necessários para contratar o financiamento bancário?


Resposta:

A documentação pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas são sempre solicitados documentos do vendedor, do imóvel, além dos documentos pessoais e de comprovação de renda do comprador.
 

12 – O que é análise de crédito?


Resposta:

Análise de crédito consiste no estudo das condições de venda do imóvel e características do comprador, visando a assegurar que a operação seja realizada de acordo com parâmetros e políticas de crédito aceitas pelo mercado bancário, de modo a viabilizar o repasse no futuro, lembrando que não é aceito na análise de crédito a existência de restrição cadastral. A análise de crédito sempre ocorre em dois momentos, o primeiro no ato da compra e depois no momento do repasse.
 

13 – Quais os documentos necessários para comprovar renda?


Resposta:

Para comprovar renda, geralmente são solicitados os três últimos contra-cheques, informes de imposto de renda, sendo que algumas instituições podem aceitar também extratos de movimentação bancária.
 

14 – O que é Behavior?


Resposta:

Behavior é a comprovação da capacidade de pagamento por meio do histórico de pagamento em dia.
 

15 – Como é feita a assessoria para fins de contratação de financiamento e qual seu objetivo?


Resposta:

A assessoria para fins de contratação de financiamento é efetivada por uma empresa especializada que auxilia no processo de análise de crédito, documental e jurídica, visando a agilizar e assegurar a perfeita formalização dos contratos de crédito imobiliário, segundo os requisitos legais e normativos vigentes, além dos parâmetros e políticas estabelecidos pela instituição contratante.
 

16 – Quais os custos com o processo de repasse?


Resposta:

Os custos com o processo de repasse serão por conta do adquirente e incluem assessoria, emolumentos e imposto de transmissão do bem imóvel, ou seja, serão as mesmas despesas que teria após a quitação do preço, quando solicitasse a escritura definitiva, o ITBI, emolumentos de escritura e registro, que variam conforme o valor de cada imóvel.

Mais Perguntas e Respostas da CAIXA sobre Crédito Imobiliário com IPCA, clique aqui

 

Para esclarecer outras dúvidas na hora da compra do seu imóvel, escolha e clique em um dos itens abaixo:

 

bottom of page